Saltar para o conteudo

Visite Faro

Numa visita a Faro

Descubra os encantos que a cidade tem para lhe oferecer.

Arco da Vila

Monumento Nacional – Localizado numa das entradas da Vila Adentro, foi mandado construir por D. Francisco Gomes do Avelar – Bispo do Algarve em 1812.

Catedral

Igreja construída sobre as ruínas do antigo templo romano, foi mesquita durante o período árabe sendo adaptada a Igreja após a conquista de D. Afonso III.

O templo reflete no seu exterior a intervenção de várias épocas, o interior apresenta características renascentistas e uma decoração de estilo barroco.

É ainda de salientar os trabalhos dos retábulos, bem como o orgão do sec. XVIII com motivos em chinoiserie.

A subida à sua torre sineira permite-lhe usufruir de uma das melhores vistas da cidade e dos canais da Ria Formosa.

 

Paço Episcopal

Edifício de dois pisos construído entre os finais do século XVI e XVII, continua a ser a residência oficial do Bispo. Foi reconstruído e ampliado após o terramoto de 1755.

Museu Municipal de Faro - Convento de Nossa Senhora da Assunção

Monumento Nacional desde 1948 – É um edifício de características renascentistas, com uma igreja manuelina com cúpula barroca, e entrada lateral através de um pórtico do renascimento.

O edifício foi construído em 1519 para acolher as freiras Capuchas de Santa Clara, no século XIX o convento é abandonado e posteriormente adquirido por particulares que o transformam numa fábrica de cortiça.

Desde 1973, com as devidas adaptações o edifício passou a equipamento museológico municipal.

Atualmente poderá visitar a exposição permanente de arte sacra, a exposição dos caminhos do Algarve Romano e ainda o recentemente classificado tesouro nacional, o Mosaico Romano do Deus Oceanus.

 

 

 

Farol do Cabo de Santa Maria

O Farol do Cabo de Santa Maria está situado na Ilha da Culatra,  a cerca de 2.500 metros a ENE do Cabo de Santa Maria.

Desde há 160 anos, serve de referência aos marítimos que entram na Barra de Faro – Olhão ou que navegam ao largo da Culatra e da Barreta (deserta).

Ultrapassando o desafio dos 220 degraus que precisa de subir para se elevar a uma altura de 45 metros, deslumbre-se com uma vista única, sobre o mar e sobre a terra.

Rua de Santo António

Rua pedonal que assinala a Baixa de Faro, onde encontrará lojas de comercio tradicional e cafés e restaurantes com esplanadas. Na sua envolvente poderá percorrer outras ruelas de calçada portuguesa,  até ao Jardim Manuel Bivar, onde a cidade se liga à Ria Formosa .

Jardim Manuel Bivar

Era já uma praça no início da ocupação cristã e desde sempre teve um carácter de área central, ligada à administração e às atividades portuárias. Este espaço é considerado o centro da cidade, integrando um dos núcleos do Centro Histórico de Faro. Atualmente com algumas espécies arbóreas é o espaço onde no verão decorrem diversos eventos culturais.

Parque Ribeirinho

Com a Ria Formosa a seus pés este parque é um excelente local de lazer para todos os que o visitam. Com 16 hectares, localiza-se no limite entre a Cidade e a Ria . Aqui poderá encontrar percursos clicáveis e pedestres, um observatório de aves, um anfiteatro ao ar livre para 250 pessoas, equipamentos de manutenção e geriátricos, assim como um parque aventura para crianças e um parque de merendas. Sendo assim um local de excelência para a pratica de desportos ao ar livre.

Jardim da Alameda João de Deus

É o maior espaço ajardinado da cidade onde podem ser apreciadas diferentes espécies vegetais, nomeadamente algumas árvores centenárias e animais. Existe ainda uma pequena cascata, um lago e pode-se usufruir de vários equipamentos lúdicos, mini-golfe, parque infantil, polidesportivo e parque geriátrico.

Ermida de Santo António do Alto

Foi construída junto a uma atalaia medieval e remonta, muito provavelmente, à segunda metade do século XV. No século XVI sofreu algumas remodelações e a parte inferior da atalaia passou a ser utilizada como capela-mor.

É de salientar a espetacular vista sobre a cidade, proporcionada pela subida à torre medieval.

Ruínas Romanas de Milreu

Monumento Nacional – Villa Rústica, localizada nas proximidades da Aldeia de Estoi,  habitada desde o séc. I d.C, sofreu grandes transformações no séc. II/III, quando passa a edifício de luxo, percetível ainda pelos restos de mosaicos e mármores. A descoberta da Villa deve-se a Estácio da Veiga cujas escavações arqueológicas iniciaram em 1877. Atualmente visitável e com um centro de interpretação que da apoio ao enquadramento histórico da Villa.

Palácio de Estoi

Atualmente, o Palácio é uma Pousada da Enatur que sofreu obras de adaptação e ampliação com projeto do Arq.º Gonçalo Byrne e do Arq.º Paisagista João Cerejeiro, sendo a única Pousada de Portugal, integrada no segmento de Pousada histórica design, na região do Algarve.