Algarve passa a voar para o Funchal e quer chegar ao Brasil
O Aeroporto de Faro vai passar a ter um voo para o Funchal, operado pela TAP, e espera, em breve, poder anunciar também uma ligação aérea para o Brasil. As novidades foram avançadas esta terça-feira, 18 de Março, na Conferência “Turismo do Algarve: Superar Desafios, Construindo o Amanhã”, que decorreu em Albufeira.
Com este voo para o Funchal, o Aeroporto de Faro passará a estar ligado a todos os aeroportos nacionais.
«No ano passado, conquistámos a ligação direta, com a SATA, para Ponta Delgada, nos Açores, e, de facto, é com muito agrado que, neste passado fim de semana, acabámos por fechar a possibilidade de termos esta rota direta de Faro para o Funchal, com a TAP, o que também muito me agrada», revelou André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), em declarações ao Sul Informação.
Atualmente, a TAP tem apenas três frequências semanais de Faro para Lisboa, que depois permitem ligações a outros destinos, mas o Algarve quer mais da companhia aérea portuguesa.
«O trabalho que nós temos tentado desenvolver com a TAP é na perspetiva de reclamarmos, de uma forma responsável, a maior presença da TAP no Aeroporto de Faro. Este anúncio, creio eu, é um bom sinal nesse sentido», realçou o presidente da RTA, assumindo que também já “reclamaram” a importância de ter um voo da TAP que ligue Faro ao Porto, tal como a Ryanair já faz.
«Como ficou hoje aqui bem patente, até em mais do que um painel desta conferência, é muito importante a conectividade aérea para trabalharmos qualquer destino turístico, quanto mais um destino turístico de excelência como o Algarve, reconhecido internacionalmente como já o é hoje», disse o presidente, assumindo que essa tem sido uma forte aposta desde o início do seu mandato e que muitos dos objetivos se têm concretizado.
Em declarações ao nosso jornal, André Gomes destacou também que, tal como já havia sido anunciado este mês, no Verão, o Aeroporto de Faro contará com 86 rotas para 75 destinos e 22 mercados internacionais, três deles totalmente novos: Nova Iorque (EUA), Helsínquia (Finlândia) e Reiquiavique (Islândia) – e «no decorrer deste ano ainda haverá novidades».
Ontem mesmo, o Turismo do Algarve anunciou que vai intensificar este mês a promoção do destino no mercado norte-americano, com a organização de dois eventos estratégicos, em Boston e Nova Iorque.
Realizadas em parceria com as companhias aéreas SA
TA Azores Airlines e United Airlines, estas iniciativas visam promover as ligações aéreas entre os EUA e o Algarve e impulsionar o crescimento do fluxo turístico deste mercado para a região. Esta aposta «acompanha o aumento da procura dos viajantes norte-americanos pelo destino Algarve, que tem sido registado nos últimos anos», salienta.
«Apesar da atual conjuntura internacional e das incertezas em torno das políticas económicas dos EUA, o Turismo do Algarve mantém-se confiante no potencial de crescimento deste mercado», acrescenta aquela entidade.
A corroborar esta posição está um estudo divulgado em dezembro pela United States Tour Operators Association, que aponta Portugal como o segundo país no mundo que os turistas norte-americanos mais querem visitar em 2025, reforçando a importância de continuar a investir na captação deste público.
A primeira ação acontece a 25 de março, em Boston, com um workshop organizado em parceria com a SATA Azores Airlines. A iniciativa é dedicada à promoção das rotas que ligam os aeroportos Logan (Boston) e JFK (Nova Iorque) a Faro, via Ponta Delgada, uma conexão vista como «estratégica para aproximar o Algarve do mercado norte-americano».
A 27 de março, em Nova Iorque, realiza-se a segunda ação promocional, desta vez em colaboração com a United Airlines e o Turismo da Madeira, para destacar as recentes ligações diretas desta companhia aérea para Faro e Funchal.
Ambos os eventos contarão com a participação de 16 empresas associadas do Turismo do Algarve, que terão a oportunidade de estabelecer contactos com agentes de viagens, operadores turísticos e meios de comunicação social dos EUA.
(…)
In: sulinformacao.pt