A 4.ª edição do Prémio Anual de Prevenção do Afogamento e Segurança Aquática (PAPASA) arranca oficialmente esta semana, com o período de candidaturas aberto entre 1 de junho e 10 de julho de 2025. Promovido pela Red Seagull Portugal, o prémio pretende distinguir iniciativas que se destaquem na promoção da segurança aquática e na prevenção de afogamentos, tanto em Portugal continental como nas regiões autónomas.
Um Júri de Excelência Nacional e Internacional
A avaliação das candidaturas será realizada por uma Comissão de Reconhecimento composta por entidades de referência na área da segurança aquática, incluindo:
- ISN – Instituto de Socorros a Náufragos (Portugal)
- APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil (Portugal)
- IDRA – The International Drowning Researchers’ Alliance (Internacional)
- SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Brasil)
- ENAF SALVA – Escola de natação e de Salvamento Aquático (Cabo Verde)
- Santa Teresa Lifeguards (Costa Rica)
Estas organizações asseguram uma perspetiva técnica, multidisciplinar e internacional, valorizando boas práticas e projetos com impacto real na prevenção de afogamentos.
Candidaturas Abertas até 10 de julho
As candidaturas ao PAPASA 2025 podem ser submetidas de forma direta — por indivíduos ou instituições que desejem apresentar os seus próprios projetos — ou indireta, através da nomeação de terceiros que se destaquem pela sua atuação na área. O formulário está disponível no site oficial da Red Seagull Portugal:
www.redseagullportugal.com/projetos/papasa
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCIC4CvgNG4d15vQtP6JVHougaXUKlvJrzu1EE8G28LxzOig/viewform
Etapas do Concurso
- Candidaturas: 1 junho a 10 julho
- Avaliação do Júri: 11 a 20 julho
- Votação Institucional: 21 a 23 julho
- Votação Pública nas Redes Sociais: 23 julho (durante 24h)
- Divulgação dos Vencedores: 25 julho, Dia Mundial da Prevenção do Afogamento
Um Prémio Com Impacto
O PAPASA reconhece e divulga boas práticas em cidadania aquática, civismo náutico, salvamento e ações de sensibilização, com o objetivo de criar uma cultura mais forte de segurança e prevenção em meios aquáticos.
Se conhece ou integra um projeto com impacto nesta área vital, esta é a oportunidade de o dar a conhecer ao país e ao mundo.
Juntos, podemos salvar vidas.”