O concelho de Faro situa-se a Sul do país na zona central da região do Algarve, junto ao litoral.
Numa região banhada a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico, a cidade de Faro confina com a Ria Formosa, classificada como parque natural, e a qual ocupa 30% da área de todo o concelho. O concelho de Faro é composto por 4 freguesias: União de Freguesias de Faro, Montenegro, União de Freguesias de Conceição e Estoi e Santa Bárbara de Nexe.
O concelho de Faro é conhecido pela sua zona histórica e pela Ria Formosa que a cerca. É também conhecido pela sua universidade, aeroporto e hospital, bem como pela sua zona comercial, a Baixa de Faro, a zona comercial junto ao Teatro das Figuras, e as vantagens decorrentes das suas acessibilidades regionais, nacionais e internacionais.
Faro dispõe de um dos sistemas urbanos mais vivos e dinâmicos a sul de Portugal, fruto dos equipamentos e serviços públicos instalados, mas também do dinamismo económico e comercial, e dos inúmeros pontos de interesse histórico, cultural e patrimonial, o qual pode ser constatado e avaliado à luz do seu programa anual de eventos e iniciativas. ( Agenda de Atividades)
Somos um dos pontos mais importantes de fixação de empresas dedicadas ao turismo ambiental, bem como de transporte até às Ilhas Barreira, para além de passeios pelos mais belos percursos de interpretação e observação de aves e flora, nos nossos canais e sapais.
O concelho de Faro é delimitado a sul pela Ria Formosa, por um cordão dunar formando 3 ilhas principais e ilhotes, e pelo Oceano Atlântico. A estreita língua de areia, pontualmente interrompida pelas ligações entre o mar e a Ria, chamadas Barras, formam as 3 principais ilhas: Ilha da Culatra e do Farol; Ilha da Barreta ou vulgarmente denominada por Ilha Deserta; Ilha de Faro, corretamente denominada por península do Ancão.
No cais da Porta Nova concentram-se as embarcações que transportam os passageiros às ilhas e às praias de areia dourada, mar azul transparente e água com temperaturas amenas, sendo o acesso às mesmas exclusivamente marítimo, com exceção da Ilha de Faro. Existem transportes regulares, mais frequentes durante o verão e ainda empresas ligadas às atividades marítimo-turísticas, que proporcionam passeios todo o ano.
A todas as praias das ilhas do Concelho de Faro foi atribuído o galardão da Bandeira Azul, com exceção da praia da Barrinha por se tratar de uma praia selvagem.
No litoral do concelho de Faro poderá visitar o Parque Natural da Ria Formosa, considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
O Parque é constituído por uma ria e um sistema lagunar, em que sobressai um cordão litoral de dunas, formado por penínsulas e ilhas que protegem uma vasta área de sapal, canais e ilhotas.
Anualmente muitas espécies de aves aquáticas migratórias, que se deslocam do Norte da Europa, escolhem este importante ecossistema para permanecerem durante o inverno. Algumas das espécies que poderão ser observadas são o flamingo, a andorinha-do-mar, a chilreta, o alfaiate, as piadeiras, tentilhão, entre outras.
As Praias do concelho de Faro situam-se entre a Península do Ancão e a Ilha da Culatra, ao longo do extenso cordão arenoso que caracteriza o Parque Natural da Ria Formosa. Este Parque consiste num rico e complexo ecossistema aquático, constituído por um sistema de ilhas-barreira, sapais e canais. As ilhas-barreira constituem o cordão arenoso litoral que separa as águas interiores (Ria Formosa) do Oceano Atlântico.
A Praia de Faro e a Praia da Barrinha / Barra de São Luís encontram-se na Península do Ancão, a Praia da Barreta / Ilha Deserta encontra-se na Ilha da Barreta e a Praia do Farol e a Praia da Culatra encontram-se na Ilha Culatra.
As ilhas-barreira separam-se entre si por barras de maré, sendo que de poente a nascente encontra-se a Barra do Ancão / Barra de São Luís, a Barra de St.a Maria / Barra de Faro Ohão e a Barra da Culatra / Barra da Armona (concelho de Olhão).
As Praias do concelho de Faro encontram-se numa região de clima mediterrânico, com uma estação seca prolongada, durante os meses de verão, e com um inverno relativamente ameno.
Na Vila Adentro, assim denominado o núcleo histórico muralhado da cidade de Faro, a entrada é feita pelo Arco da Vila, edifício classificado como Património Nacional. Ao percorrer as Ruas em calçada da Vila Adentro, para além do casario tradicional, de restaurantes e esplanadas, encontrará o Largo da Sé. Aqui é onde o poder religioso e o político se cruzam, com a presença da Catedral, cuja visita e subida à torre sineira é imperdível, o Paço Episcopal (residência oficial do Bispo do Algarve), o Seminário de São José e ainda os Paços do Concelho. No Largo Afonso III encontra o Convento de Nossa Senhora da Assunção, um dos 3 edifícios classificados como Património Nacional no Concelho. No convento, está desde 1973 instalado o Museu Municipal de Faro, onde se expõe um tesouro Nacional – o Mosaico do Deus Oceanos, a visitar.
Outra porta da Vila Adentro é a Porta do Mar, que o leva ao cais das portas do Mar onde pode assistir ao incrível pôr-do-sol que a Ria Formosa oferece, ou apanhar um barco para as Ilhas. A nossa sugestão é que as conheça a todas e que suba ao Farol do Cabo de Santa Maria para ter uma vista global.
Percorrer a luxuriante calçada portuguesa da Rua de Santo António, famosa pelas suas esplanadas, pastelarias e lojas de comércio tradicional, até ao Jardim Manuel Bivar, onde a cidade se liga à Ria Formosa pela sua doca de recreio, é disfrutar do ex-libris dos farenses. Os locais, elegem o Parque Ribeirinho, o Jardim da Alameda João de Deus e a Mata do Liceu com a subida à Torre da Ermida de Santo António do Alto, como os seus lugares de passeio e relaxe.
Em Estoi, aldeia rural do concelho de Faro, não pode perder uma visita às Ruinas Romanas de Milreu, à Igreja Matriz, e aos jardins do Palácio de Estoi.
As formas de chegar ao Concelho de Faro são diversificadas pelo que pode optar pelas seguintes opções:
O Aeroporto Internacional de Faro, inaugurado em 1965, situa-se a 7 quilómetros do centro de Faro. Atualmente, recebe voos provenientes dos principais destinos turísticos europeus, sendo a principal porta de entrada de turistas nesta região.
Para obter informações sobre o Aeroporto Internacional de Faro, horários dos voos e companhias aéreas, consulte: www.aeroportofaro.pt
As principais cidades da região são servidas pela linha Ferroviária Longitudinal do Algarve, podendo ser esta uma opção para uma maior mobilidade na região.
A linha regional está ligada à Rede Ferroviária Nacional, aproximando a cidade de Faro a Lisboa em 3 horas e ao Porto em 5 horas.
Em www.cp.pt poderá encontrar informação detalhada sobre horários e destinos dos comboios.
A chegada a Faro poderá ser feita via marítima, uma vez que a cidade é servida por um Porto / Cais Comercial com as seguintes características:
Por MAR: A chegada a Faro poderá ser feita via marítima, uma vez que a cidade é servida por um Porto / Cais Comercial e uma Doca de recreio.
Consulte: www.amn.pt/DGAM/Capitanias/Faro/Paginas/Capitania-do-porto-de-Faro.aspx
Para quem prefira o uso do transporte público rodoviário, são varias as opções que ligam o concelho às principais cidades do resto do país e da Europa.Para mais informações sobre horários e destinos, consulte: www.intercentro.pt; www.renex.pt; www.eva-bus.com; www.flixbus.pt. O concelho é servido pela rede regional de autocarros bem como pela rede municipal “Próximo” – www.proximo.pt.
Poderá utilizar a A22, Via do Infante, bem como a EN 125, ambas, são estradas que servem todo o Algarve. Existem duas saídas da A22, que seguem em direção a Faro.
Percorrer o País e chegar a Faro pela EN2 é uma experiencia imperdível , consulte mais informações em www.rotan2.pt
© Copyright 2021, Todos os direitos Reservados - Política de Privacidade